CARLA RODRIGUES

Carla Rodrigues é professora de Ética do Departamento de Filosofia da UFRJ, coordenadora do laboratório de pesquisa “Escritas - filosofia, gênero e psicanálise” e vice-coordenadora do Khôra - laboratório de filosofias da alteridade, criado e coordenado pelo professor Rafael Haddock-Lobo (UFRJ) desde 2009. Tem desenvolvido diferentes atividades de pesquisa na área de Filosofia, em que se dedica ao estudo do pensamento do filósofo Jacques Derrida, com ênfase na articulação com a obra da filósofa Judith Butler. É autora, entre outros, de "Duas palavras para o feminino - hospitalidade e responsabilidade - sobre ética e política em Jacques Derrida" (NAU/Faperj, 2013) e "Coreografias do feminino" (Editora Mulheres, 2009).

ROBERTO LENT

Roberto Lent é neurocientista e autor de “100 bilhões de neurônios” (Atheneu, 2002). Graduado em Medicina pela UFRJ, com Mestrado e o Doutorado no Instituto de Biofísica da mesma instituição, e pós-doutoramento no Massachusetts Institute of Technology, Roberto também é Professor Titular da UFRJ, onde chefia o Laboratório de Neuroplasticidade do Instituto de Ciências Biomédicas. É Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, Pesquisador 1A do CNPq, e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Possui numerosos trabalhos científicos sobre desenvolvimento, plasticidade e evolução do cérebro, bem como livros de divulgação da neurociência para adultos e crianças.

RENATO NOGUERA

Renato Noguera é doutor em Filosofia pela UFRJ, Mestre em Filosofia pela UFSCar, graduado em Filosofia pela UFRJ. Atualmente é Professor do Departamento de Educação e Sociedade e do Colegiado de Filosofia da UFRRJ; coordenador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas e do Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Interseções da UFRRJ. Noguera também é autor de literatura infantil, com destaque para a Coleção Nana & Nilo que, além de material paradidático, inclui diversos produtos lúdicos e interativos ligados a pesquisas nos campos da filosofia, antropologia, história e educação.

LUIZ EDUARDO SOARES

Luiz Eduardo Soares é antropólogo, cientista político e escritor. Um dos maiores especialistas em segurança pública do país, Luiz é coautor dos livros que deram origem aos dois filmes Tropa de Elite. É mestre em Antropologia, doutor em ciência política com pós-doutorado em filosofia política. Foi professor da UNICAMP e do IUPERJ, além de visiting scholar em Harvard, University of Virginia, University of Pittsburgh e Columbia University. É professor da UERJ e coordena o curso à distância de gestão e políticas em segurança pública, na Universidade Estácio de Sá.

MARIA ESTHER MACIEL

Maria Esther Maciel é escritora, poeta, ensaísta e professora de Teoria da Literatura e Literatura Comparada da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Integra o projeto internacional "Problematizing Global Knowledge -The New Encyclopaedia Project", do Theory, Culture & Society Centre, da Nottingham Trent University (Inglaterra). Entre suas publicações estão os seguintes livros: O livro de Zenóbia (ficção), O livro dos nomes (ficção), O animal escrito (ensaio) e As ironias da ordem (ensaios). Desenvolveu, como pesquisadora do CNPq, os projetos "Poéticas do Inventário" (2004/2007) e "Bestiários Contemporâneos - animais na literatura" (2007-2010). Seu projeto atual, com bolsa de Produtividade do CNPq, intitula-se "Zooliteratura brasileira: animais, animalidade e os limites do humano".

ERNESTO NETO

Ernesto Neto é escultor, artista multimídia, fotógrafo, cenógrafo – desenha, pinta, instala, trabalha em grupo, organiza eventos e atualmente é considerado um dos artistas brasileiros de maior prestígio no mundo. Participou de numerosas mostras nacionais e internacionais como a Arco,Feira Internacional de Arte Contemporânea de Madri, Espanha, 2000, Bienal de Veneza, Itália, 2001 e a Art Basel, Suíça, 2008. Entre as exposições individuais destacam-se, entre outras, MoMA, Nova York, 2000, "O casamento: Lili, Neto, Lito e os loucos", MAM – RJ, 2001, "Citoplasma e organóides", Projeto Respiração, Fundação Eva Klabin,Rio de Janeiro, RJ, 2004, "Léviathan Thot", Panthéon, Paris, França 2006, "A sculpture can be anything that can stand upright", Galeria Elba Benitez, Madrid, 2008, "Quando a gente para, o mundo roda", Galeria Laura Alvim, Rio de janeiro, RJ, 2010/2011. 

DJAMILA RIBEIRO

Djamila Ribeiro é pesquisadora na área de Filosofia Política, ex-secretária adjunta da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo e colunista do site e revista da Carta Capital.