Roberto Lent é neurocientista e autor de “100 bilhões de neurônios” (Atheneu, 2002). Graduado em Medicina pela UFRJ, com Mestrado e o Doutorado no Instituto de Biofísica da mesma instituição, e pós-doutoramento no Massachusetts Institute of Technology, Roberto também é Professor Titular da UFRJ, onde chefia o Laboratório de Neuroplasticidade do Instituto de Ciências Biomédicas. É Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, Pesquisador 1A do CNPq, e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. Possui numerosos trabalhos científicos sobre desenvolvimento, plasticidade e evolução do cérebro, bem como livros de divulgação da neurociência para adultos e crianças.

O CÉREBRO NO COMANDO

Todo mundo sabe que o cérebro comanda muita coisa no nosso dia-a-dia. Mas às vezes a gente não imagina que ele comanda quase tudo! Um simples movimento com a mão é programado e comandado pelo cérebro e por uma parte do sistema nervoso que fica dentro da coluna, mais ou menos na região do pescoço. O suor frio que umedece a testa quando está perto da hora de fazer aquela prova difícil na escola, é também produzido pela interação do cérebro com os nervos que cruzam o corpo todo, e as glândulas produtoras de suor. O pensamento necessário para encontrar rapidamente a melhor resposta para o pai que quer saber o que ficamos fazendo até tarde na rua, e a alegria pela vitória do nosso time de futebol preferido – tudo são artes do nosso cérebro.

Muito bem: a questão é saber como esse controle todo acontece. Como os neurônios de uma determinada região cerebral se comunicam para possibilitar essas funções? De que modo as diferentes regiões cerebrais “conversam” entre si? Como recebem informações do mundo do lado de fora? Como aprendem coisas novas e esquecem as antigas? Como meu cérebro conversa com o seu? Se você se interessa por esses assuntos, vamos sintonizar nossos cérebros e conversar sobre eles!