– Como pensam os índios?
– O que é mídia?
– Será possível melhorar nossas cidades?
– Como pensar a memória e de que forma ela se relaciona com a história?
– O que queremos dizer quando falamos em identidades?

Aventurar-se pelos caminhos do pensamento é um exercício de imaginação e de coragem para desbravar novos mundos. Como todo hábito, esse também requer introdução e prática. Aventuras do Pensamento é uma iniciativa de estímulo à reflexão que busca apresentar ao público infantojuvenil ponderações de alguns dos mais prestigiados pensadores do Brasil hoje.
 
Neste ciclo de palestras convidamos o público jovem e suas famílias a se aventurarem por territórios tão diversos e instigantes quanto o da filosofia, da política, da ciência, da antropologia, da psicanálise, da comunicação, da moda e dos jogos. As reflexões propostas serão regidas em um clima de diálogo amigável e conduzidas por um time de palestrantes composto de nomes como Eduardo Viveiros de Castro, Raquel Rolnik, Patricia Kauark, Muniz Sodré, Hernani Heffner, Carol Barreto e Maria Rita Kehl. 

 

Trata-se de um projeto pioneiro no Brasil, idealizado por pesquisadores e produtores culturais desejosos de promover o encontro entre aquilo que se produz de mais inquietante no pensamento brasileiro contemporâneo e o mais exigente e provocador dos públicos. Viabilizado pela Caixa Cultural, Aventuras do Pensamento procura apresentar temas decisivos, das mais diversas áreas, e em linguagem acessível ao público infantojuvenil, sem abrir mão do rigor e da intensidade característica do mundo das ideias. 
 
Com o início marcado para 16 de abril de 2016, as conferências serão realizadas todo primeiro sábado do mês, de maio a outubro, às 11h, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro.

 

 A entrada é franca e aberta a todas as idades*

*Em caso de lotação, será priorizada a entrada de pessoas entre 10 e 14 anos e seus respectivos acompanhantes. Os ingressos serão distribuídos trinta minutos antes do início da conferência.